Elementos filtrantes hidráulicos absolutos x nominais

 

Qual é a diferença entre elementos filtrantes absolutos e nominais?
Os elementos filtrantes hidráulicos são classificados em sua capacidade de remover partículas de um tamanho específico em um fluido, mas o problema é que uma série de métodos muito diferentes são aplicados para especificar essa capacidade.

As classificações de tamanho de poro referem-se ao tamanho de uma partícula retida pelo meio filtrante para um grau específico de eficiência. Por exemplo, um elemento filtrante hidráulico marcado com 10 mícrons tem alguma capacidade de capturar partículas tão pequenas quanto 10 micrômetros. No entanto, você não sabe exatamente o que isso significa, a menos que também tenha uma descrição dos métodos de teste e padrões usados para determinar a classificação do elemento filtrante hidráulico. As duas classificações de mídia relatadas mais usadas são a classificação em mícron nominal e absoluta.

Classificação Absoluta


A classificação absoluta de um elemento filtrante hidráulico refere-se ao diâmetro da maior partícula esférica, comumente expressa em micrômetros (µm), que passará pelo elemento filtrante hidráulico em condições de laboratório. Ele representa o tamanho da abertura dos poros do elemento filtrante hidráulico médio. Meios filtrantes com tamanho ou abertura de poros precisos e consistentes, portanto, em teoria, têm uma classificação absoluta exata.

A classificação absoluta não deve ser confundida com a maior partícula passada por um elemento filtrante hidráulico em condições de operação: a classificação absoluta determina claramente o tamanho da maior esfera de vidro que passará pelo elemento filtrante hidráulico sob diferenciais de pressão muito baixos e condições não pulsantes.


Na maior parte, isso geralmente não se aplica na prática: o tamanho dos poros é modificado pela forma do elemento filtrante e não é certamente consistente com as áreas abertas reais. Além disso, a forma real dos contaminantes não é arredondada e as duas dimensões lineares da partícula podem ser muito menores que a nominal, permitindo que ela passe por um orifício muito menor (ou seja, partículas cilíndricas com espessura menor que a abertura da ranhura do elemento filtrante hidráulico).

A passagem de partículas de tamanho grande desta maneira depende muito do tamanho e da forma da abertura e da profundidade sobre a qual a filtragem é fornecida. A maioria dos elementos filtrantes hidráulicos gera um leito filtrante: os contaminantes que se acumulam na superfície conferem uma ação de bloqueio diminuindo a permeabilidade do elemento, tornando a eficiência do elemento filtrante hidráulico ruim. Quando o bloqueio é tão severo que a queda de pressão é muito grande, a vazão através do sistema diminui seriamente. Isso explica por que o desempenho de um elemento filtrante hidráulico pode frequentemente exceder sua classificação dada com base no desempenho de um elemento limpo e porque os valores de teste podem diferir amplamente com diferentes condições de teste em elementos idênticos.

Pode-se argumentar que o termo classificação absoluto não é uma descrição prática. Estritamente falando, o termo absoluto indica que nenhuma partícula maior que essa classificação pode passar pelo elemento filtrante hidráulico, limitando o tipo de mídia àqueles de tamanho de poro consistente, onde mostram 100% de retenção de partículas.

Classificação Nominal


A classificação nominal refere-se a um elemento filtrante hidráulico que é capaz de cortar uma porcentagem mínima indicada em peso de partículas sólidas de um contaminante específico maior que um tamanho de mícron declarado, normalmente expresso em micrômetros (µm). Por exemplo, 90% de 10 mícrons. Também serve como um valor nominal de eficiência, ou mais corretamente, um grau de filtragem. As condições do processo, como pressão de operação, concentração de contaminantes etc., têm um efeito convincente na retenção dos elementos filtrantes hidráulicos. Muitos fabricantes de elemento filtrante hidráulicos usam testes comparáveis, mas, devido à falta de consistência e reprodutibilidade do método básico, o uso de classificações nominais caiu em desuso


Comparativo entre os elementos filtrantes absolutos e nominais

Sobre a loja

Todas as marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis internacionais de copyright e propriedade industrial e pertencem aos seus respectivos fabricantes e proprietários. As fotos dos produtos são meramente ilustrativas. Os valores mencionados são validos somente para compras on-line, vale ressaltar que os preços previstos no site prevalecem aos demais anunciados em outros meios de comunicação e sites de buscas. ZERMATT COMERCIAL LTDA, sua matriz com sede

Social
Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Zermatt Comercial Ltda. - CNPJ: 01.205.784/0001-57 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade