Óleos Hidráulicos Definição Tipos e Usos

A hidráulica representa sistemas onde energia e potência são transferidas através de fluidos. Os fluidos aplicados são chamados de fluidos hidráulicos ou óleos hidráulicos e são usados em vários tipos de máquinas, equipamentos e em todas as indústrias.
Além disso, sistemas e componentes hidráulicos são aplicados na agricultura, construção civil, mineração, siderurgia, construção naval, aviação, indústria aeroespacial, produtos químicos, medicamentos, alimentos, tecnologia ambiental e muito mais. Cite qualquer indústria no mundo e há uma grande chance de que ela use um tipo de tecnologia de fluidos em aplicações estacionárias ou móveis.
 

Uma imagem contendo objeto, motoDescrição gerada automaticamente

Há muitos benefícios no uso de sistemas hidráulicos e óleo hidráulico. Ser uma alternativa mais ecológica em alguns casos é certamente uma das mais importantes.

 

Além disso, são fluidos com elevada capacidade de carga. Graças às suas características antidesgaste, anticorrosão e outras, protegem os sistemas hidráulicos em alguns dos ambientes mais exigentes.
  • O que é óleo hidráulico e onde é aplicado o óleo hidráulico?
  • Quais são os outros benefícios do uso de óleos hidráulicos adequados de alto desempenho para o equipamento e para os proprietários do equipamento hidráulico?

A equipe da Zermat Comercial preparou este artigo com as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre óleos hidráulicos.

 

O QUE É ÓLEO HIDRÁULICO?

O óleo hidráulico é um fluido que possui diversas funções. Serve como meio de transferência de energia ou transmissão de energia, lubrificante e selante. Além disso, é um fluido que resfria o equipamento e elimina os contaminantes.
Com base na divisão da hidráulica em hidráulica hidrodinâmica e hidráulica hidrostática, temos diferentes fluidos hidráulicos. Em primeiro lugar, os fluidos hidráulicos para aplicações hidrodinâmicas são chamados de óleos de transmissão de potência.
Em segundo lugar, os fluidos hidráulicos para aplicação hidrostática são chamados de óleos hidráulicos. Além disso, nesta última aplicação, as pressões aplicadas são elevadas e as taxas de fluxo são baixas. É por isso que os óleos hidráulicos devem ser fluidos não compressíveis* que transferem energia dentro de um sistema ou equipamento.
*O fluido líquido, a compressibilidade tem a abrangência de 0,5 a 2% a cada 70 bar (1015 psi).
Quando pensamos em fluidos lubrificantes, podemos dizer que os óleos hidráulicos são os lubrificantes mais importantes depois dos óleos de motor.
Como as três principais áreas da hidráulica são a hidráulica estacionária, móvel e de aviação , podemos dizer que cada uma dessas aplicações requer um meio hidráulico específico que esteja de acordo com as demandas operacionais.
Se aplicados de maneira ideal, os óleos hidráulicos economizam energia, reduzem o desgaste da máquina e dos componentes, prolongando assim os intervalos de manutenção e aumentando a vida útil da máquina.
 

TIPOS DE ÓLEOS HIDRÁULICOS E SEUS USOS

 

Tal como acontece com a maioria dos lubrificantes, temos a categorização primária em óleos hidráulicos minerais e sintéticos.
Os primeiros são originários do petróleo, enquanto os segundos são sintetizados ou criados artificialmente.
Além disso, também existem óleos hidráulicos à base de fluidos resistentes ao fogo que são particularmente usados em ambientes sensíveis, óleos hidráulicos biodegradáveis de qualidade alimentar e fluidos hidráulicos para aeronaves.
Como mencionamos no início, os sistemas hidráulicos são onipresentes e podem ser encontrados em qualquer indústria.
Há uma ampla gama de máquinas, equipamentos e componentes hidráulicos que empregam sistemas hidráulicos e requerem óleo hidráulico para manter as operações.
A seleção do óleo hidráulico e as especificações do óleo hidráulico dependem de vários fatores. Isso inclui o projeto, tipo de sistema hidráulico e bomba hidráulica escolhida, faixas de temperatura e pressão de trabalho e considerações ambientais.
 
CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA NOSSO E-BOOK GRATUITO SOBRE ÓLEOS HIDRÁULICOS
 

ÓLEO HIDRÁULICO DE BASE MINERAL

 
Os óleos hidráulicos de base mineral são derivados de frações de petróleo bruto. Além disso, eles são refinados a um nível em que atingem propriedades de lubrificação adequadas.
Depois são enriquecidos com um sistema de aditivos.
Esses aditivos desempenham diferentes funções e podem ter propriedades antidesgaste, propriedades de inibição de ferrugem e oxidação, propriedades de melhoria do índice de viscosidade, entre outras.
Por serem à base de petróleo, representam uma opção de custo mais baixo em comparação com seus equivalentes sintéticos.
Dependendo da qualidade do óleo base e do pacote de aditivos, esses óleos lubrificantes hidráulicos minerais podem oferecer alto desempenho.
Os tipos de aditivos encontrados nos óleos hidráulicos de base mineral protegem os sistemas hidráulicos contra corrosão, desgaste e contaminação da água.
Além disso, melhoram as propriedades desemulsionantes do óleo e o índice de viscosidade, o que melhora a sua resistência às mudanças de temperatura.
Adicionalmente, nesta categoria podemos encontrar óleos hidráulicos com qualidades detergentes/dispersantes.
 

ÓLEO HIDRÁULICO DE BASE SINTÉTICA

 
O óleo hidráulico de base sintética foi concebido para compensar as deficiências do óleo hidráulico mineral. Eles são feitos de óleos básicos produzidos quimicamente, o que é responsável por seu desempenho superior em comparação aos óleos hidráulicos minerais.
Além disso, apresentam desempenho comprovado em altas temperaturas, excelente estabilidade à oxidação e biodegradabilidade. No entanto, como fluidos sintéticos, têm um custo muito mais elevado , podem ser altamente tóxicos e são potencialmente incompatíveis com alguns materiais de vedação.
 

ÓLEO HIDRÁULICO À BASE DE FLUIDO RESISTENTE AO FOGO

 
Os óleos básicos minerais e sintéticos são usados na formulação de óleos hidráulicos resistentes ao fogo que se biodegradam em taxas muito rápidas.
Como o nome indica, esses tipos de óleo hidráulico são destinados a aplicações com alta probabilidade de incêndio, incluindo aplicações em aviação, mineração, siderurgia e fundição sob pressão.
Graças a esta importante característica, eles são usados em diversas aplicações e são mais baratos que os óleos hidráulicos sintéticos.
Porém, no que diz respeito às suas propriedades protetoras antidesgaste, eles ficam atrás dos fluidos sintetizados.
Por outro lado, o sistema de aditivos utilizado nos óleos hidráulicos resistentes ao fogo melhora a proteção contra corrosão, reduz o atrito e a formação de espuma.
O óleo hidráulico resistente ao fogo pode ser:
  • emulsões de óleo em água à base de óleo mineral,
  • soluções sintéticas à base de água,
  • emulsões de água em óleo à base de óleo mineral,
  • à base de água e sem água.
CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA NOSSO E-BOOK GRATUITO SOBRE ÓLEOS HIDRÁULICOS
 

ÓLEO HIDRÁULICO RAPIDAMENTE BIODEGRADÁVEL

 
Esta categoria de óleos hidráulicos foi desenvolvida com padrões crescentes no que diz respeito à proteção ambiental.
Além disso, proporcionam compatibilidade ecológica e podem ser utilizados para aplicações estacionárias e móveis em equipamentos industriais, florestais, mineração, de construção de túneis e de terraplenagem.
Nos últimos anos, óleos hidráulicos biodegradáveis, têm substituído os lubrificantes hidráulicos à base de óleo mineral. Além disso, eles podem ser divididos em vários grupos, incluindo:
  • Tipos de óleos vegetais (óleo de colza e girassol) que não são solúveis em água
  • Óleos hidráulicos não solúveis em água
  • Óleos hidráulicos solúveis em água
  • Produtos de hidrocarbonetos.
Devido às suas características, os óleos hidráulicos biodegradáveis também são utilizados para aplicações marítimas e sistemas hidráulicos de barcos e navios.
 

ÓLEOS HIDRÁULICOS DE GRAU ALIMENTAR

 
Esta categoria é baseada em inúmeras diretrizes internacionais que regulamentam quais óleos básicos e aditivos podem ser usados na formulação desses fluidos hidráulicos.
Os óleos hidráulicos de qualidade alimentar possuem subgrupos que indicam se o lubrificante é adequado para uso na indústria alimentícia, onde não pode ocorrer contato direto com os alimentos, e o subgrupo onde tal contato pode ocorrer.
Os óleos básicos usados para esses lubrificantes hidráulicos são óleos brancos especiais, graus especiais de polialfaolefinas e poliglicóis especiais.
 

ÓLEOS HIDRÁULICOS PARA AERONAVES

 
Esses óleos são usados em sistemas hidráulicos na aviação e podem suportar altas pressões e condições climáticas extremas com mudanças drásticas de temperatura.
Portanto, esses fluidos devem ser excepcionalmente estáveis termicamente e ter um alto índice de viscosidade. Além disso, eles devem ser resistentes ao fogo e estar livres de contaminantes.
 

ADITIVOS EM FLUIDOS HIDRÁULICOS

 
A propriedade lubrificante dos óleos hidráulicos é obtida através da adição de aditivos. Adicionalmente, estes sistemas de aditivos ou pacotes de aditivos, misturas de aditivos, ou add packs como também são conhecidos, possuem propriedades diferentes com funções diferentes.
A criação de um pacote de aditivos é um processo muito delicado, pois os aditivos precisam ser compatíveis e complementar-se entre si.
Algumas das propriedades dos óleos hidráulicos básicos que podem ser melhoradas são:
  • estabilidade,
  • anticorrosão,
  • antidesgaste,
  • estabilidade
  • viscosidade-temperatura,
  • formação de espuma,
  • detergência,
  • separação de água
  • coeficiente de atrito,
 para citar as mais importantes.
Com base na sua função, existem duas categorias elementares de aditivos:
  • aditivos tensoativos, incluindo inibidores de desgaste, modificadores de fricção, inibidores de ferrugem, detergentes ou dispersantes,
  • aditivos ativos, incluindo melhoradores de índice de viscosidade, melhoradores de ponto de fluidez, aditivos antioxidantes e antiespumantes.
 

AS PROPRIEDADES MAIS IMPORTANTES DO ÓLEO HIDRÁULICO

 

Como podemos ver pela categorização acima mencionada, os óleos hidráulicos devem possuir certas propriedades para poder atender aos requisitos dos sistemas hidráulicos e das condições de operação.
Quer se trate de um serviço pesado ou de uma aplicação que não tenha condições de trabalho tão extremas, o óleo hidráulico precisa ser:
  • não compressível
  • estável em termos de viscosidade e em uma faixa de temperaturas operacionais e climáticas (altas e baixas)
  • resistente ao fogo
  • não corrosivo
  • antidesgaste
  • resistente à contaminação da água
  • durável.
Além disso, a escolha dos fluidos hidráulicos deve ser econômica para o proprietário das máquinas ou equipamentos hidráulicos.
Geralmente, um único óleo hidráulico não consegue atender a todos os pontos mencionados acima. É por isso que os óleos hidráulicos são especialmente formulados com base nas condições em que serão aplicados.
 

VISCOSIDADE DO ÓLEO HIDRÁULICO

 

A viscosidade dos óleos hidráulicos é uma característica muito importante, pois representa a sua resistência às flutuações de temperatura.
O índice de viscosidade dos óleos hidráulicos de base mineral pode ser melhorado pela adição de aditivos. Por exemplo, óleos hidráulicos com alto índice de viscosidade melhoram o desempenho de sistemas hidráulicos e bombas em baixas temperaturas.
Ao mesmo tempo, oferecem proteção contra desgaste em altas temperaturas.
 

DENSIDADE DO ÓLEO HIDRÁULICO

 
A densidade do óleo hidráulico tem um papel muito importante na lubrificação e no desempenho das máquinas hidráulicas.
Normalmente, os sistemas só podem bombear fluidos de densidade específica. Portanto, se a densidade do óleo hidráulico for afetada, a eficiência operacional da bomba hidráulica também será afetada.
Por exemplo, se a densidade do fluido aumenta, o potencial erosivo do fluido também aumenta. Em sistemas com alta turbulência, o fluido hidráulico pode desgastar válvulas, tubulações e outras peças e superfícies que entrem em contato com o fluido.
Óleos hidráulicos de alta densidade melhoram o controle de contaminação do sistema, pois auxiliam na suspensão, transporte e remoção de contaminantes.
Neste caso, os contaminantes permanecem na suspensão por mais tempo e os filtros os removem com mais eficiência, resultando em um sistema muito mais fácil de limpar.
 

BENEFÍCIOS DO ÓLEO HIDRÁULICO

 

Cada óleo hidráulico é diferente e com base na aplicação pretendida e no pacote de aditivos, pode oferecer benefícios diferentes.
Em geral, os óleos hidráulicos à base de óleo mineral ou óleo sintético podem proporcionar os seguintes benefícios:
  • Proteção contra corrosão e ferrugem. Em outras palavras, os óleos hidráulicos são hidroliticamente estáveis.
  • Operações ideais mesmo sob temperaturas e condições de trabalho extremas, graças à estabilidade da viscosidade dos óleos hidráulicos.
  • Proteção contra espuma e formação de lamas e depósitos. Em troca, a eficiência, a confiabilidade e o desempenho do sistema aumentam.
  • Proteção quando o sistema hidráulico é exposto ao ar e à água, o que significa que os óleos hidráulicos possuem propriedades antioxidantes.
  • Os filtros dos sistemas hidráulicos mantêm sua eficiência de filtração, pois os óleos hidráulicos também servem como eliminadores de contaminantes.
  • O equipamento hidráulico é protegido contra emulsão de água, pois o óleo separa rapidamente a água e evita a ocorrência de danos. Esta propriedade também é conhecida como demulsibilidade.
  • Alguns óleos hidráulicos são biodegradáveis e podem ser usados em ambientes sensíveis.
  • Proteção contra desgaste graças aos pacotes de aditivos de óleos hidráulicos destinados a aplicações pesadas. Isto resulta num ciclo de vida prolongado dos equipamentos e máquinas hidráulicas.

RESUMINDO

Os sistemas hidráulicos que aproveitam a potência dos fluidos são encontrados em uma ampla e impressionante variedade de máquinas e componentes hidráulicos. Esses sistemas são usados em quase todas as indústrias existentes e são projetados para operar em diversas condições ambientais e de trabalho.
Os fluidos utilizados em sistemas hidráulicos são óleos hidráulicos que podem ser categorizados em vários grupos com base em sua formulação e/ou aplicação.
Além disso, servem como meios de transferência de energia, lubrificantes e refrigerantes de sistemas hidráulicos, selantes e eliminadores de diversos tipos de contaminantes.
Diante das suas necessidades em seleção e fornecimento de óleos hidráulicos, nós da Zermat Comercial estamos prontos para oferecer soluções personalizadas e de alta qualidade para o seu negócio.
Com uma vasta experiência no mercado e um compromisso inabalável com a excelência, garantimos que nossos produtos atenderão plenamente às suas expectativas e exigências.
Entre em contato conosco hoje mesmo pelos números (11) 4075-1446 ou (11) 9 6840-1959, ou envie um e-mail para zermat@zermat.com.br, e permita-nos demonstrar como podemos ser o parceiro ideal para suprir suas necessidades com óleos hidráulicos.
Estamos ansiosos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de forma eficaz e eficiente.
 
CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA NOSSO E-BOOK GRATUITO SOBRE ÓLEOS HIDRÁULICOS
Sobre a loja

Todas as marcas referidas neste website são ou podem ser marcas comerciais registradas e protegidas por leis internacionais de copyright e propriedade industrial e pertencem aos seus respectivos fabricantes e proprietários. As fotos dos produtos são meramente ilustrativas. Os valores mencionados são validos somente para compras on-line, vale ressaltar que os preços previstos no site prevalecem aos demais anunciados em outros meios de comunicação e sites de buscas. ZERMATT COMERCIAL LTDA, sua matriz com sede

Social
Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Zermatt Comercial Ltda. - CNPJ: 01.205.784/0001-57 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade