Lista de verificação e solução de problemas das válvulas solenoides

Se a sua válvula solenoide parar de funcionar, falhar, superaquecer, zumbir, não fechar ou não abrir, se ela nunca funcionou, funcionou por um tempo ou simplesmente morreu após anos de uso, então este guia pode ser útil.

As válvulas solenoides são projetadas para controlar, desviar ou simplesmente abrir e fechar a passagem de líquidos, gases ou até mesmo meios de vácuo. Uma válvula solenoide utiliza um campo eletromagnético gerado eletricamente através de uma bobina solenoide para mover ou levantar um conjunto interno de armadura de aço inoxidável. Este conjunto abrirá um circuito piloto interno ou estará diretamente ligado a um pistão principal ou diafragma para alterar o estado da válvula principal para então abrir, fechar ou desviar o fluido.

Problemas poderão ocorrer devido ao superaquecimento, entrada de sujeiras e detritos, desgaste geral pelo uso de peças móveis ou vedações ao longo do tempo e os engenheiros de manutenção podem se sentir no escuro não sabendo qual é o problema, qual peça precisa ser substituída ou simplesmente como ou por que a válvula solenoide falhou.

O gráfico simplificado de diagnóstico de falhas abaixo fornecerá algumas orientações para encontrar a causa provável da falha da válvula solenoide.

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Lista de verificação e solução de problemas das válvulas solenoides

Falha na abertura da válvula solenoide

Prováveis causas de falha

Falha na fonte de alimentação

Verifique se a configuração da válvula solenoide, se ela é normalmente fechada ou normalmente aberta

Use detector magnético ou toque no furo do solenoide com chave de fenda de metal isolada para detectar qualquer campo magnético

Levante levemente a bobina para verificar se o campo magnético está presente, mas não a retire, pois quando a bobina está energizada, ela pode superaquecer rapidamente e entrar

Verifique os contatos elétricos

Verifique as conexões elétricas, os cabos elétricos/fios desde a fonte de alimentação e internamente o conector DIN

Verifique fusíveis do sistema elétrico

Tensão errada

Verifique se a tensão marcada na bobina está correta em relação a tensão que está sendo fornecida.

Verifique se a tensão fornecida está alinhada com as tolerâncias de tensão normalmente são entre +/- 10% ou 15%.

Algumas bobinas elétricas trabalham com o princípio de criar uma condição de corrente de irrupção para abrir a válvula, verifique se sua fonte de alimentação está classificada para os requisitos de corrente da bobina.

A maioria das bobinas solenoides de corrente alternada CA utiliza uma corrente de partida (VA) mais alta para mover a válvula antes de cair para uma corrente de retenção. Verifique se a corrente de alimentação (AMPS) é suficiente para a classificação da corrente de partida da bobina.

A maioria das válvulas solenoides terão plugues/conectores elétricos classificados para IP65 DIN43560, certifique-se de que o prensa-cabo e o diâmetro do cabo sejam o mesmo e esteja firmemente preso e não solto, plugue o conector DIN corretamente e aperte o parafuso (2Nm), deixe o conector bem preso na bobina e permita que o cabo caia sob a prensa-cabo para ajudar a evitar a entrada de água.

Bobina queimada

Verifique se há indícios no corpo da bobina de que ela esteja queimada, ex.: rachaduras, estufamentos, esfarelamento etc.

Faça o teste de continuidade com um multímetro.

Pressão muito alta

Verifique a classificação de potência da bobina geralmente de 10 ou 15 watts; algumas válvulas solenoides estão disponíveis com bobinas de maior potência de 18 a 20 watts para aplicações de alta pressão.

Para esta situação é possível que uma bobina de maior potência possa ser necessária de acordo com a pressão do sistema.

Reduza a pressão de entrada de acordo com a especificação da válvula solenoide, conforme mostrado no catálogo de válvulas solenoides.

Pressão muito baixa

Verifique em seu sistema a diferença de pressão de entrada/saída (Diferencial) para a válvula solenoide que está sendo usada e compare com as condições do projeto da válvula solenoide.

As válvulas solenoides assistidas por pressão, piloto ou Servo assistidas devem ter pelo menos 0,3 a 1 bar de diferença de pressão para operar. Se a diferença de pressão entre a pressão de entrada e saída for muito baixa, substitua a válvula por uma de ação direta com classificação zero ou eleve a pressão do sistema ou reduza a contrapressão na válvula para atingir o diferencial de pressão necessário. Lembre-se de que buchas redutoras, válvulas de controle, curvas de tubos e tubos verticais geram contrapressões.

Outras demandas do sistema também podem reduzir a pressão geral de fornecimento do sistema e reduzir ainda mais os diferenciais.

Tubo de armadura danificado

O tubo da armadura (a parte onde a bobina do solenoide se encaixa) está danificado, isole a válvula, remova a fonte de alimentação, drene o sistema e substitua o tubo central. Peça ao seu engenheiro para ter mais cuidado no futuro ou instale uma tampa de proteção bem ventilada.

Substitua o tubo de armadura. Veja a lista de peças de reposição com a zermat.com.br.

Entrada de sujeira sob o diafragma ou vedações

Isole a válvula solenoide, remova a fonte de alimentação, drene o sistema e remova cuidadosamente o diafragma da válvula solenoide, evitando perder peças pequenas ou molas internas, limpe o diafragma ou substitua se estiver danificado .

Lembre-se da posição da vedação, tire uma foto para que a nova vedação seja instalada corretamente.

Talvez instale um filtro antes da entrada da válvula para filtrar partículas em suspensão.

Corrosão

Isole e drene o sistema, desligue a alimentação elétrica e remova cuidadosamente o conjunto da armadura, que terá pequenas peças interna e substitua os componentes danificados e verifique a compatibilidade do fluido com a válvula solenoide. Se a armadura estiver corroída devido à limpeza ou dosagem de fluidos?

Lembre-se de que soluções de limpeza ácidas e alcalinas corroerão a armadura de aço inoxidável 430F e deve-se tomar cuidado para diluir quaisquer produtos químicos de limpeza ANTES de serem usados.

Derramar produtos químicos de limpeza concentrados em qualquer sistema e depois tentar misturá-los com água não diluirá corretamente todo o produto químico que ficará preso e causará corrosão severa em conjuntos de armadura e outros circuitos sem saída.

Componentes Perdidos após a manutenção

Substitua os componentes de acordo com a listagem de peças sobressalentes de acordo com o catálogo zermat.com.br. 

Tente remover todas as peças com cuidado e é útil usar a câmera do telefone para fotografias como referência para o procedimento de remontagem e instalação.

 

Válvula solenoide abre ligeiramente

Causa provável

Baixa pressão

Verifique se o diferencial (diferença) de pressão de entrada e saída está correto para a válvula solenoide que está sendo usada.

As válvulas solenoides assistidas por pressão, piloto ou Servo assistidas devem ter pelo menos 0,3 a 1 bar de diferença de pressão para operar.

Se a diferença de pressão entre a pressão de entrada e saída for muito baixa, substitua a válvula por uma de ação direta com classificação zero ou elevação assistida ou reduza a contrapressão na válvula para atingir o diferencial de pressão necessário.

Lembre-se de que buchas redutoras, válvulas de controle, curvas de tubos e tubos verticais geram contrapressões.

Tubo de armadura danificado ou dobrado

O tubo da armadura (a parte onde a bobina do solenoide se encaixa) está danificado, isole a válvula, remova a fonte de alimentação, drene o sistema e substitua o tubo central. Peça ao seu engenheiro para ter mais cuidado no futuro ou instale uma tampa de proteção bem ventilada.

Substitua o tubo de armadura. Veja a lista de peças de reposição disponíveis no catálogo de válvulas solenoides com a zermat.com.br.

Entrada de sujeira sob o diafragma

Isole a válvula solenoide, remova a fonte de alimentação, drene o sistema e remova cuidadosamente o diafragma da válvula solenoide, evitando perder peças pequenas ou molas internas, limpe o diafragma ou substitua se estiver danificado.

Lembre-se da posição da vedação, tire uma foto para que a nova vedação seja instalada corretamente.

Talvez instale um filtro antes da entrada da válvula para filtrar partículas em suspensão.

Corrosão

Isole e drene o sistema, desligue a alimentação elétrica e remova cuidadosamente o conjunto da armadura, que terá pequenas peças interna e substitua os componentes danificados e verifique a compatibilidade do fluido com a válvula solenoide. E se a armadura estiver corroída devido à limpeza ou dosagem de fluidos?

Lembre-se de que soluções de limpeza ácidas e alcalinas corroerão a armadura de aço inoxidável 430F e deve-se tomar cuidado para diluir quaisquer produtos químicos de limpeza ANTES de serem usados.

Derramar produtos químicos de limpeza concentrados em qualquer sistema e depois tentar misturá-los com água não diluirá corretamente todo o produto químico que ficará preso e causará corrosão severa em conjuntos de armadura e outros circuitos sem saída.

Não use vedações EPDM em óleos ou gorduras, pois as vedações incharão e restringirão o fluxo. Ligue para a linha de ajuda técnica ou mergulhe as vedações durante a noite para ver se elas incham.

Componentes ausentes após a manutenção

Substitua peças de acordo com a lista de peças de reposição disponíveis no catálogo de válvulas solenoides com a zermat.com.br

 

A válvula solenoide não fecha ou fecha parcialmente

Causa provável

Energia elétrica residual na bobina

Levante levemente a bobina para verificar se o campo magnético está presente. (Não remova completamente a bobina se ela estiver energizada, pois ela queimará rapidamente).

Verifique a fiação.

Verifique a fiação e o diagrama

Verifique as conexões dos condutores.

Remova o conector elétrico DIN da bobina para isolá-la

Entrada de sujeira no orifício piloto sob a armadura da bobina

Limpe o orifício com uma agulha ou ar comprimido.

Entrada de sujeira sob o diafragma ou vedação.

Isole a válvula solenoide, remova a fonte de alimentação, drene o sistema e remova cuidadosamente o diafragma da válvula solenoide, evitando perder peças pequenas ou molas internas, lembre-se da posição da vedação, tire uma foto para que a nova vedação seja instalada corretamente.

Pulso de pressão na entrada da valvula solenoide.

Verifique o diferencial de pressão da entrada e saída e o fluxo estão corretos, para a válvula solenoide que está sendo usada

Verifique se as válvulas de controle de pressão no sistema estão configuradas corretamente

Corrija a válvula solenoide que está sendo utilizada. Verifique se outras válvulas solenoides no sistema a frente da válvula solenoide com problemas não estão gerando excesso de contrapressão

Diferença de pressão de entrada/saída muito alta

Reduza a pressão de entrada, instale uma válvula redutora de pressão ou instale uma válvula solenoide que atenda a pressão do sistema

Pressão de saída às vezes é maior do que a pressão de entrada

Instale a válvula de retenção (anti-retorno) na saída da válvula solenoide para evitar o refluxo.

Verifique se as válvulas de controle de pressão e de retenção instaladas na linha estão configuradas corretamente.

Instale válvula solenoide bidirecional, válvula coaxial ou válvula de pistão de sede angular que são projetadas para controlar o fluxo em ambas as direções.

Tubo de armadura danificado ou torto

O tubo da armadura (a parte onde a bobina do solenoide se encaixa) está danificado, isole a válvula, remova a fonte de alimentação, drene o sistema e substitua o tubo central. Peça ao seu engenheiro para ter mais cuidado no futuro ou instale uma tampa de proteção bem ventilada.

Substitua o tubo de armadura. Veja a lista de peças de reposição disponíveis no catálogo de válvulas solenoides com a zermat.com.br.

Diafragma danificado ou sede da válvula

Substitua a válvula solenoide.

Verifique se a válvula solenoide está de acordo com os requisitos do sistema.

Diafragma invertido

Isole a válvula solenoide, remova a fonte de alimentação, drene o sistema e remova cuidadosamente o diafragma da válvula solenoide, evitando perder peças pequenas ou molas internas e instale a nova vedação corretamente.

Entrada de sujeira no tubo de armadura

O tubo da armadura (a parte onde a bobina do solenoide se encaixa) está com sujeira ou detritos, isole a válvula, remova a fonte de alimentação, drene o sistema e limpe o tubo de armadura ou substitua-o.

Instale um filtro para remover os detritos do fluído.

Tente montar a válvula solenoide com a armadura na posição vertical para que quaisquer pequenos detritos de partículas tendam a gravitar para baixo e serem expelidos. Se o conjunto da armadura apresentar acúmulo de calcário devido à água dura, é aconselhável instalar um amaciante de água no sistema para evitar calcário em todos os sistemas.

Substitua o tubo de armadura. Veja a lista de peças de reposição disponíveis no catálogo de válvulas solenoides com a zermat.com.br

Corrosão em orifício piloto

Isole o sistema de alimentação elétrica e substitua os componentes danificados.

Verifique se a especificação da válvula solenoide é adequada para a aplicação.

Substitua componentes danificados

Válvula instalada de forma errada

Verifique se a direção do fluxo da válvula solenoide está de acordo com os requisitos de fluxo do sistema, normalmente a válvula solenoide está marcada como entrada e saída, seta de fluxo ou porta 1 (IN / Entrada) e porta 2 (OUT / Saída). As válvulas solenoides assistidas por pressão (pilotadas) terão bobina montada sobre a saída. Veja a rosca interna da válvula, pois a saída normalmente é mais profunda/mais longa que o lado de entrada.

Componentes ausentes após a manutenção

Substitua peças de acordo com as ofertas de fabricação da lista de peças sobressalentes.

 

O ruído da válvula parece incorreto

Causa Provável.

Zumbido

Um zumbido no solenoide da válvula em 50 Hz ou 60 Hz é um sinal de que uma CA (corrente alternada) está sendo aplicada à válvula solenoide e uma tensão CA errada foi aplicada.

Instale uma bobina de válvula solenoide CC (corrente contínua) e forneça uma tensão CC. Os engenheiros podem instalar uma bobina CC com um conector elétrico DIN43650 retificado em ponte que converterá a tensão CA de entrada em CC.  Nós da Zermat Comercial temos em estoque conectores elétricos DIN retificados DIN2R.

Golpe de aríete / estalo no tubo da armadura quando a válvula solenoide abre

Causada por alta velocidade e alta pressão do fluido através de um tubo com o diâmetro pequeno ou orifício de válvula.

Instale um dispositivo anti-golpe de aríete, que armazenamos ou instale um tubo vertical em forma de T com as extremidades cegas com bolsa de ar para absorver as ondas de choque da pressão da água.

Reduza a pressão de entrada.

Aumente o tamanho do tubo para reduzir ou diminuir a velocidade do fluido.

Golpe de aríete quando a válvula solenoide fecha

Causada por alta velocidade e alta pressão do fluido através de um tubo com o diâmetro pequeno ou orifício de válvula.

Peça a Zermat Comercial para reduzir o tempo de fechamento da válvula. Isso pode ser feito com cuidado, aumentando ligeiramente (10-20%) o tamanho do orifício de equalização de pressão piloto no diafragma. Se aumentar o orifício acima disto a válvula solenoide não vai abrir.

Reduzir a pressão de entrada

Aumente o tamanho do tubo para reduzir a velocidade.

Diferença na pressão de entrada/saída muito alta ou linha de pressão pulsante

Verifique a especificação da válvula solenoide atende aos requisitos do sistema.

As válvulas solenoides assistidas por pressão (pilotadas) ou Servo assistidas requerem uma diferença de pressão mínima estável entre a entrada e a saída. Se uma válvula assistida por pressão for superdimensionada ou especificada incorretamente quando a válvula abre, a contrapressão na saída fará com que a válvula feche momentaneamente até que a contrapressão caia e então a válvula solenoide abrirá novamente e o ciclo se repetirá.

Verifique a pressão e o fluxo estão de acordo com os requisitos do sistema.

Verifique o catálogo de válvulas solenoides para obter válvulas mais adequadas para aplicação.

Verifique outros itens na instalação.

Bobina queimada / derretida ou fria com a energia ligada

Causa provável

Tensão errada

Verifique se a tensão marcada da bobina está correta com a tensão que está sendo fornecida pela fonte de alimentação.

Troque a bobina pela correta, se necessário. Veja a seção bobinas elétricas no catálogo de válvulas solenoides da zermat.com.br. 

Verificar diagrama de fiação elétrica.

Verifique a tolerância de tensão, normalmente +/- 10% consultem o catálogo de válvulas solenoides.

Bobina de Curto-Circuito

Verifique se há curto-circuito na instalação restante

Verifique as conexões elétricas na bobina e no conector DIN

Verifique se há umidade na bobina, substitua conforme necessário. Verifique a classificação IP de acordo com os dados técnicos no catálogo de válvulas solenoides

Bobina Armadura Lenta

Substitua a armadura danificada, consulte a seção de peças sobressalentes no catálogo de válvulas solenoides. Verifique a compatibilidade da mídia com a válvula.

Tubo de armadura danificado/dobrado/torto/curvado, substitua o tubo central.

Verifique se não há sujeira no tubo de armadura, verifique se o filtro tipo Y limpo e está adequado ao fluxo e pressão do sistema.

Temperatura do fluido está muito alta

Verifique a temperatura do ambiente de operação em relação aos dados técnicos da válvula no catálogo de válvulas solenoides.

Afaste a válvula solenoide da fonte de calor, movendo-a para uma área mais fria ou aumente a ventilação ao redor da válvula e bobina.

Verifique se a valvula solenoide tem a especificação correta para a função normalmente fechada ou normalmente aberta

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